Puff de pneu: aprenda a fazer e decore sua casa

9 de novembro de 2015

Alternativa ecologicamente correta ajuda o meio ambiente, além de contribuir na decoração do lar



09-pufe-ecologico-pneu-descartado-corda-sisal 

Nada melhor do que ter uma casa com a sua cara, seu jeito, acessórios que consigam imprimir um pouco da sua personalidade, não é mesmo? Nem sempre, no entanto, é possível comprar tudo aquilo que se deseja, principalmente pelo valor. Cadeiras, banquinhos, puffs e poltronas, por exemplo, são artigos de conforto e decoração que dão aquele toque todo especial ao lar, no entanto, peças como essas podem chegar a custar ainda mais caro do que um conjunto de sofá. Só que isso pode ser resolvido com uma ideia genial, barata e sustentável: puff de pneu. Você pode criar os mais diversos modelos e deixar a sua casa muito mais bonita.
É um processo um pouco trabalhoso, mas não é difícil. Com um pouquinho de tempo e paciência, você consegue criar a decoração de um cômodo inteiro com pneus. E, se você acha que é difícil encontrá-los, vá a qualquer borracharia e peça um pneu velho, careca e que não poderá ser mais utilizado. As pessoas querem mais é se livrar desse estorvo e você pode conseguir vários para fazer o seu puff.

Materiais necessário para fazer o seu puff de pneu:



  • 1 pneu
  • 2 discos de MDF de 6mm com 55cm de diâmetro
  • 8 parafusos
  • furadeira com broca do tamanho do parafuso
  • chave de fenda
  • pistola de cola quente
  • 2 pacotes com seis de tubos de cola quente
  • 5 kg de corda de sisal natural torcida de 10 mm ou tinta acrílica ou tecido ou algumas almofadas (A escolha fica por sua conta para dar o acabamento final. Use a criatividade)
  • lixa
  • seladora concentrada
  • pincel
  • tesoura




Preparando o pneu e o MDF para fazer o seu puff
Antes de começar a fazer o seu puff de pneu, você irá precisar limpá-lo. Com a ajuda de um pano com álcool, limpe-o muito bem e tire toda a sujeira. Espere que esteja bem seco para, então, começar. Enquanto isso, vá lixando as bordas do MDF para deixá-la lisa e facilitar a colagem da corda.

Fazendo o seu puff de pneu
Agora que você já está com os materiais prontos, comece a montar o seu puff. Primeiramente, você terá de colocar a madeira em cima do pneu e fazer um furo em cada extremidade, utilizando quatro parafusos para cada lado. O furo tem que perfurar a borracha, de modo que você consiga colocar o parafuso e apertá-lo para o MDF ficar bem preso. Assim que as duas tampas de MDF estiverem presas ao pneu, você poderá começar a dar o acabamento final.
puffpneu
Para fazer o puff com a corda, cole uma da pontas bem no centro de uma das placas de madeira e pressione para que a cola fixe bem. Vá fazendo movimentos em caracol com a corda, como na imagem 5 acima, mas sempre passando cola antes para fixar. Continue fazendo o mesmo movimento até que a tampa inteira esteja coberta pelo sisal. Para completar essa parte, coloque cola na borda do MDF e na borracha, passando o sisal (para que essa parte fique bem coberta). Assim que tiver passado a corda pelo círculo inteiro, faça um corte e cole a ponta. A parte de cima do seu puff de pneu está pronta.
Agora, vire o seu pneu de cabeça para baixo e comece a passar a corda em torno dele, de baixo para cima, como está sendo mostrado na imagem 7. Quando você começar a colar a corda, certifique-se de que ela está bem rente a ponta da corda que você cortou para fazer a finalização do assento. O processo é simples, passe um pouco de cola e fixe a corda, pressionado um pouco para criar mais aderência. Faça isso até chegar na borda do outro disco de madeira. Você não precisará passar a corda pelo outro disco, pois será a parte que fica virada para o chão. Quando a borda inteira estiver envolta, corte a ponta e cole-a para que não fique sobrando nenhum pedaço do sisal. O seu puff vai estar praticamente pronto.
Deixe o puff na posição que ele será utilizado e passe uma demão de seladora com o auxílio de um pincel. Após uma hora, dê mais uma demão e espere um dia para que ela seque ao toque da mão. Pronto! Você tem um incrível puff de pneu para decorar a sua casa. Além desse modelo feito com corda de sisal, você pode criar outros – com pinturas, tecidos, almofadas, mangueiras. Aí é com o seu gosto.


Veja mais algumas ideias:

puff pneu

puffcolo
oneu

pufff




Por: Matheus Coneglian




0 comentários:

Postar um comentário