Revestir paredes com papel é chique!!! Saiba como começou....

22 de setembro de 2015

Conta a história que a aplicação de papéis decorativos em paredes surgiu na China, duzentos anos antes de Cristo; mas foi na Europa que seu uso ganhou força, por meio dos comerciantes árabes.

Se inicialmente eram concebidos com papel-arroz, completamente brancos e sem qualquer detalhe decorativo, não tardou muito a ganharem cores e motivos, passando a ser produzidos com pergaminho vegetal. Com fabricação escassa e lenta, os papéis de parede eram um luxo permitido a poucos: apenas reis e ricos comerciantes podiam comprá-lo. Somente em 1630 houve a inauguração da primeira fábrica de papel de parede, a Papel-Toutisses, na cidade francesa de Roven.


No Brasil, o consumo deste produto teve início a partir da imigração europeia, no final do século XIX; porém, em razão do alto custo, até 1930 sua importação era pequena, sendo a sua comercialização popularizada a partir de 1960. Nesta ocasião, os papéis de parede passaram a ser usados demasiadamente por todos os Estados Unidos da América, o que resultou em sua desvalorização após algumas décadas – de elemento sofisticado da decoração, passou então a ser considerado um produto comum e até mesmo popular e de mau gosto.

Atualmente, com a expansão das tecnologias, a variedade de opções no mercado e até mesmo o retorno do estilo vintage na decoração, o uso do papel de parede voltou a ser sinônimo de luxo e bom gosto, havendo opções para todos os gostos e bolsos.


Quanto aos tipos, encontramos no mercado uma grande variedade. Há o papel clássico, papel de parede com relevo, papel que se pode lavar (adequado para zonas úmidas), papel vinílico (lavável mas não aconselhado para paredes úmidas, pois podem manchar e/ou descolar), papel com veludo, o papel matéria (com uma superfície diferente do papel: madeira, fibra de vidro, tecido etc.) e ainda o papel para pintar (com relevo ou com papel com aparas de madeira incrustadas).

Recomendado para áreas internas, para que a aplicação do papel tenha um bom resultado é importante que a parede que vai recebe-lo esteja lisa e livre de imperfeições, rachaduras ou furos. Em alguns casos é necessário, antes, aplicar massa ou gesso, lixar e passar uma demão de tinta.

Apesar de parecer fácil, a execução errada pode acabar em prejuízo, pois sua correção é bem difícil, por vezes impossível. A remoção desse produto no entanto é fácil, e na maioria dos casos basta água ou algum tipo de removedor. Se bem cuidado, um papel de parede pode durar mais de 10 anos.

Em relação à quantidade necessária, os papéis de parede são vendidos por rolo, e cada um deles geralmente tem 10 metros de comprimento por 50 centímetros, ou 8 metros por 68 centímetros. O cálculo de quantos rolos serão necessários para cobrir uma parede não depende apenas da área a ser coberta e da extensão do papel. Se o papel tiver desenhos ou listras é preciso levar em conta também o tamanho do padrão e a frequência com que os detalhes se repetem, para fazer os encaixes perfeitos a cada emenda.


Se há alguns anos as revistas e os profissionais de arquitetura e decoração estão falando sobre o retorno dos papéis de parede, os últimos eventos do meio mostram que seu uso está virando uma obrigação. Destaque na Maison&Objet, em Paris, uma das feiras de decoração e design mais abrangentes do setor, e no Paris Déco Off, evento que ocorre paralelamente à feira, em 2014 os papéis de parede também foram os queridinhos de arquitetos e decoradores na Casa Cor SP.

Indiscutível também é sua importância para o meio ambiente, pois a maioria destes produtos é ecológica, sendo nestes casos a matéria-prima 100% reciclável, sem prejuízos para a natureza. 


Assim, tudo indica que os papéis de parede voltaram com tudo! 

Quero deixar algumas sugestões e ideias extraídas da Papel e Parede, você pode mudar o ambiente de sua casa, escritório, quarto infantil e onde você usar sua imaginação.











Então, use sua criatividade e deixe sua casa ou aquele cômodo com mais vida e requinte.

Conheçam a Papel e Parede


Gente está muito fácil dar um ar de modernidade e requinte em sua casa gastando pouco.

Acesse o link e veja como é simples aplicar o papel de parede para sua casa:



Compre seu papel de parede AQUI!

Aproveite também para participar do sorteio que está rolando na fanpage.

Curta a fanpage participe do sorteio clicando AQUI

compartilhe essa foto, marque 5 amigos e participe da Promoção.
Concorra a 3 rolos de 5,60 x 0,58 para decorar seu ambiente.






0 comentários:

Postar um comentário