Quer passear pela Pampulha? Conheça os pontos turísticos mais bonitos da região e saiba aonde visitar!

24 de julho de 2015


Na década de 1940, Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, fez um pedido a Oscar Niemeyer: um projeto para a região, que deveria se transformar no bairro mais lindo do país. Assim nasceu a Pampulha, a 10 km do Centro, com prédios marcantes que contornam a lagoa e pontos turísticos exuberantes. Hoje, tanto o bairro quanto a lagoa são referência e um passeio certo para quem quer visitar a capital, ou mesmo para aqueles que já residem nela.
 
Para começar, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que consiste em 3 construções de Niemeyer. A Igreja de São Francisco de Assis, a famosa “igrejinha” da Pampulha, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha


Museu de Arte da Pampulha
pampulha

Com rico acervo de arte modernista, também recebe shows e atividades culturais.
Funcionamento: terça a domingo, de 9h às 18h.
Local: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Pampulha
Entrada gratuita
Mais informações: 3277.7946


O Estádio Governador Magalhães Pinto (o famoso Mineirão com entrada sujeita aos dias permitidos para visitação).


A Lagoa da Pampulha que completa o charmoso tour na região da Pampulha.
passeio na pampulha



Casa do Baile


Com sua charmosa fachada em diálogo com a água da lagoa, a casa abriga exposições durante todo o ano.
Quando: terça a domingo, de 9h às 19h.
Onde: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: 3277-7443




Igreja da Pampulha



Um dos pontos mais visitados da capital mineira, a Igrejinha da Pampulha é um marco na proposta arquitetônica de Niemeyer, ainda no início da década de 1940. Seus traços revolucionários e os painéis de Portinari subverteram a ostentação das tradicionais catedrais, gerando incompreensões e distorções dos conceitos da obra – por 14 anos a Igreja Católica se recusou a aceitar o local como digno de realização de missas.
Quando: terça a domingo, de 9h às 17h.
Onde: Av. Otacílio Negrão de Lima, em frente ao número 3333 – Pampulha
Quanto: R$2
Vendas: no local
Mais informações: 3427-1644


Depois de conhecer esse Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que consiste em 3 construções de Niemeyer, veja abaixo algumas opções para visitar na Pampulha:



Bares e restaurantes


São o ponto de encontro oficial dos frequentadores da região. Um dos destaques é a Avenida Fleming, que apesar de relativamente jovem, possui uma grande variedade de opções para sair e se divertir.
Entre no link e escolha o que mais combina com você:

Feira de Artesanato e Gastronomia da Pampulha

Com apresentações artísticas, opções de comidas de boteco e bebidas bem geladas.
A Feira de Artesanato e Gastronomia da Pampulha fica na Avenida Professor Clóvis Salgado, 1300 - Bairro Bandeirantes. Seu funcionamento é das 17h às 22h na quinta feira e aos domingos, das 8h às 17h

A feira
- A praça de alimentação conta com 20 barracas e estrutura para atender a cerca de 3 mil pessoas, além de um espaço reservado para shows ao vivo e apresentações artísticas, com inúmeras opções de comidas de boteco e bebidas bem geladas. Ótimo programa para quem quer reunir os amigos num animado Happy Hour nas quintas feiras e um esxcelente almoço de família nos domingos, ao som de boas músicas.



Feira do Mineirinho
Acontece toda quinta-feira e domingo, no estacionamento do Mineirinho.


A Feira do Mineirinho voltou a funcionar no seu local de origem: o Estádio Jornalista Felipe Drummond, o Mineiarinho, na Pampulha. (Avenida Antônio Abrahão Caram, 1000). A feira ficou fechada por sete meses em 2013 para as obras da Copa do Mundo e agora foi reaberta com nova administração. Trazendo artesanatos, bijouterias, vestuário, bolsas, calçados, comidas típicas, música ao vivo e muito mais. Os dias e horários de funcionamento permanecem aos domingos, das 8h às 17h e às quintas-feiras, das 17h às 22h.
 
A feira - Realizada há dez anos antes nas dependências do Ginásio Poliesportivo do Mineirinho, a feira busca valorizar as artes mineiras e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado, gerando empregos e renda para centenas de trabalhadores informais e aquecendo os negócios de micro e pequenas empresas. O evento já é considerado uma atração turística da capital mineira, atraindo, a cada semana, um público de 40 mil pessoas.
 
Entre em contato com a Feira do Mineirinho:
(31) 3087-3007 | 9194-5556 | 3322-5443



Agora vou deixar as sugestões do que eu mais visito e adoro!!!


Parque Guanabara


Localizado no entorno da Lagoa da Pampulha o Parque Guanabara é boa opção de diversão em BH, uma coisa que adoro fazer é andar na roda gigante para avistar o belo entorno da Lagoa da Pampulha.

pontos turístico de bh

Localizado no entorno da Lagoa da Pampulha, o Parque Guanabara surgiu em 1969 no bairro Nova Suíça e se fixou na região da lagoa em 1970.
De lá para cá o Parque de diversões se tornou uma referência na capital mineira.  





 
Ciclone
Floresta Encantada
Palácio do Riso
Pistinha
Mirage
Roda Gigante
Montanha Russa
Carrossel
Trem Fantasma


Endereço:
Av. Otacílio Negrão de Lima – 3.333 - Pampulha – BH/MG – CEP 31.365-450
Informações: (31) 3439-7300



Restaurante Fazenda Paladino
A Fazenda Paladino está dentro do centro urbano de Belo Horizonte onde ainda é possível desfrutar das regalias da vida rural junto às belezas da Lagoa da Pampulha. O local oferece as mais diversas possibilidades de estar em contato direto com as atividades de fazenda tais como; ordenha monta em cavalo, cultivo de horta, lida com aves e mamíferos e ainda mais o berçário de filhotes onde o toque é o que mais atrai os visitantes, aqui você poderá pegar e acariciar estas pequenas maravilhas e passar uma agradável manhã ou tarde, se preferir pode ficar todo o dia sem ter que sair para muito longe da cidade.



Atividades que as crianças adoram!!!

Galinheiro e berçário de aves lagoa com peixes, papiro, mina d'água, fogão a lenha, praça das águas, pinguela, curso d’agua, compostagem, curral, baias, cavalo, pônei, ordenha, cabra, carneiro, coelhos, estufa de produção de mudas, pé de café, horta, viveiro com pequenos animais (coelho da índia, coelho, faisão, tartaruga e periquitos), minhocário, vendinha, oficinas (cozinha, jogos, modelagem, pescaria, caça ao tesouro, gincana ecológica), muro de escalada, trilha interpretativa, trilha sensoria, circuito de aventura e tirolesa.





Uma das coisas que o Paladinho oferece e que nós mamães observamos muito:


Espaço baby com monitor
Trocador no banheiro feminino e no masculino 
Brinquedos: Parquinho, escalada. charrete, fazendinha
 Monitores
 Prato infantil: arroz, feijao, batata frita e um bife (boi, peixe, frango) 

Outra coisa que curto muuuito é o Rodízio de Fondue, ainda mais quando tem descontos.
 


Endereço: Avenida Gildo Macedo, 300 - Braúnas•Horário de funcionamento: Terça à quinta - 11h à 0h Sexta a sábado - 1h à 1h Domingo - 11h às 18h •Tipo: A la carte•Estilo: Brasileira / Mineira



Viram que além do pão de queijo, os mineiros tem outras delícias por aqui!!!

Visitem!!!







0 comentários:

Postar um comentário