Programação de Férias nos Parques de BH

22 de julho de 2015

Férias nos Parques – diversão e educação para espantar o frio




Os parques municipais de Belo Horizonte são locais ideais para aproveitar as férias escolares de julho, oferecendo belas paisagens e infraestrutura ideal para o lazer e a prática de esportes. Para espantar o frio e a preguiça típica desse período, o projeto “Férias nos Parques”, realizado pela Fundação de Parques Municipais (FPM) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Copasa traz uma programação variada, integralmente gratuita, que vai de 18 a 31 de julho, incluindo oficinas de educação ambiental e espetáculos teatrais para pequenos e adultos.

Os eventos serão realizados em seis parques da capital: Américo Renné Giannetti (Municipal), Parque das Mangabeiras, Nossa Senhora da Piedade, Primeiro de Maio, Parque Fazenda Lagoa do Nado e no Burle Marx (Parque das Águas).
Karine Paiva, presidente da Fundação de Parques Municipais, destaca que essa programação é feita pensando nos alunos que estão em férias escolares e no público em geral. “Muitas crianças estão habituadas à vida em apartamento e pouco, ou raramente, têm contato frequente com áreas arborizadas. O objetivo do projeto é trazê-los para dentro dos parques e mostrar a importância desses lugares como locais para o lazer ou até mesmo para relaxarem, além de apresentá-las como áreas importantes a serem preservadas”, destaca.

Lazer e entretenimento

A criançada vai se divertir e aprender com as atrações programadas para as férias. Os parques Mangabeiras, Burle Marx (Parque das Águas) e Américo Renné Giannetti (Municipal) receberão o espetáculo “Bolim-Bolacha”, do grupo Teatro&Cia Condelon, que tem a proposta de levar os telespectadores a conhecerem ou relembrarem brinquedos e brincadeiras de antigamente. Além dessa peça, o Mangabeiras também será palco de “Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis”, do Grupo O Trem. Na história, como uma grande brincadeira de crianças, as embalagens dos produtos de uma despensa dão vida ao clássico de Shakespeare e a rixa da história original entre as famílias Montecchio e Capuleto se transfere, nesta adaptação, para os metais e os plásticos, o que tornará impossível o romance entre a latinha de refrigerante e a garrafa pet.

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado receberá esquetes teatrais da Copasa sobre o uso consciente da água, visando apresentar, de forma lúdica, alternativas e dicas para se economizar esse valioso recurso natural.

Oficinas de educação Ambiental

Ensinar, de forma divertida e educativa, sobre a importância do combate aos crimes ambientais e preservação dos recursos, é a proposta do Projeto “Águia não é Galinha”, que oferece oficinas gratuitas nos Parques das Mangabeiras (que recebe também as atividades do Projeto AVISTAVIS, para observação de aves), Municipal e Lagoa do Nado durante a programação de Férias nos Parques. “A proposta das atividades de Educação Ambiental, neste período de férias, tem um foco mais lúdico. Procuramos passar informações de uma forma mais leve, levando em consideração que as crianças estão de férias, mas aproveitamos para passar conceitos importantes de preservação”, conta Mônica Sallum, Educadora Ambiental da FPM.

Programação Completa
 
Parque das Mangabeiras
Av. José do Patrocínio Pontes, 580 e Rua Caraça, 900 – Bairro Mangabeiras
Dia: 18/7 a 28/7
Das 8h às 18h: Exposição Itinerante “Vem pro Parque”. Fotos de paisagens, da fauna, da flora e dos recursos hídricos dos parques de BH.
Dias: 18/7, 25/7 e 26/7
Das 9h às 12h: "Pintando com Fernando Sabino": atividades de pintura e desenho inspirados na leitura da obra de Fernando Sabino.
Dia: 19/7
Das 7h às 11h: AVISTAVIS: observação de aves, aberta a toda comunidade, orientada pelos membros da ONG Ecoavis.
Dias: 21/7 a 24/7 e 28/7 a 31/7
Das 8h às 16h: Atividades de recreação: brincadeiras, práticas esportivas e jogos.
Dias: 22/7
9h30: Espetáculo Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis, do Grupo de teatro O Trem.
Dia: 26/7
8h às 12h e 13h às 17h: Oficinas de educação ambiental do Projeto Águia não é Galinha.
Dia: 26/7
10h e 15h: Espetáculo teatral “Bolim-Bolacha”, do grupo Teatro&Cia Condelon.
9h30 e 11h: Apresentação do Daniel do Rap (SLU)

Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
Dia: 18/7
13h às 17h: Oficinas de educação ambiental do Projeto Águia não é Galinha.
Dia: 18/7
13h às 17h: Recreação com a equipe do Globe Trotter Intercâmbio e Viagens
Dia: 19/7
13h às 17h: Oficinas de educação ambiental do Projeto Águia não é Galinha.
Dia: 25/7
15h: Espetáculo teatral “Bolim-Bolacha”, do grupo Teatro&Cia Condelon (60’).
Dia: 26/7
10h às 17h: Circo Ambiental nos Parques – ações de educação ambiental com atividades artísticas, oficinas práticas e palestras da ONG SBDA em parceria com a Defensoria pública da união e da ArcelorMittal Brasil
Parque Aggeo Pio Sobrinho
Avenida Professor Mário Werneck, 2.691 – Bairro Buritis
Dia: 18/7
8h30 às 11h30: "Coaching Kids nas Férias" – Tem como objetivo promover a integralidade da criança por meio de atividades de educação ambiental para a consciência ecológica e a sustentabilidade. Parceria com Clarissa de Freitas.
Atividades: "É Preciso Voar Mais Alto" – Roda de dança com crianças grandes e pequenas, Piquenique, Bola de sabão gigante, e oficina "Como Fazer sua Própria Bola de Sabão".
Dia: 24/7
8h30 às 11h: "Fazendo Arte com a Natureza" – Construção de Mandalas com as crianças.
Dia: 31/7
8h30 às 11h: "Uma Aventura na Naureza" – Intervenção lúdica com caminhada ecológica no parque. Atividade Surpresa. Encerramento das atividades de férias.
Parque da Matinha
Rua Leôncio Chagas, 350 – Bairro União
Dia: 26/7
8h às 14h: Edição final de férias do projeto itinerante "No Domingo Essa Rua é Nossa" – ações de recreação com brinquedos infláveis, cama elástica, totó, ping-pong, oficinas de conscientização ambiental, plantio de mudas, distribuição de lixeiras pelo espaço, entre outras.
Parque Nossa Senhora da Piedade
Rua Rubens de Souza Pimentel, 750 – Bairro Aarão Reis
Dia: 18/7
15h às 17h: Atividades BrincAarão com diversas atividades (brincadeiras, brinquedos infláveis, dicas de saúde, oficinas...) oferecidas pelo grupo da Igreja Batista em Aarão Reis.
Dias: 18/7, 19/7, 25/7 e 26/7
8h às 17h: Atividades de recreação e educação ambiental com os monitores do parque.
Dias: 20/7 a 24/7 e 27/7 a 31/7
Das 8h às 16h: Atividades de recreação: brincadeiras, práticas esportivas e jogos.

 
Parque Primeiro de Maio
Rua Joana DArc, 190 – Bairro Primeiro de Maio
Dias: 18/7, 19/7, 25/7 e 26/7
8h às 17h: Atividades de recreação e educação ambiental com os monitores do parque.
Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 – Bairro Itapoã
Dia: 18/7
10h às 12h: Esquetes teatrais da Copasa sobre o tema: Uso consciente da água
Dia: 19/7
10h: Oficina para crianças e Espetáculo Aprendiz de Bonequeiro – Grupo Cia. Origens Teatro de Bonecos / 10h – Oficina, 11h – Espetáculo.
Dias: 21/7 a 24/7 e 28/7 a 31/7
Das 8h às 16h: Atividades de recreação: brincadeiras, práticas esportivas e jogos.
Dia: 25/7
8h às 12h e 13h às 17h: Oficinas de educação ambiental do Projeto Águia não é Galinha.
Dia: 26/7
10h às 15h: Atividades do Greenpeace-BH – Pintura de camisas, pintura facial, campanha do Desmatamento Zero e da Energia Solar, demonstração do fogão solar.
Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas)
Av. Ximango, 809 – Bairro Flávio Marques Lisboa
Dias: 20/7 a 24/7 e 27/7 a 31/7
Das 8h às 16h: Atividades de recreação: brincadeiras, práticas esportivas e jogos.
Dia: 25/7
10h: Espetáculo teatral “Bolim-Bolacha”, do grupo Teatro&Cia Condelon (60’).
Dia: 25/7
15h: Apresentação do Tabuleiro da Saúde, com o Grupo Mobiliza-SUS. (Duração 30 min.)




0 comentários:

Postar um comentário