Academia Americana de Pediatria recomenda a leitura para bebês desde o nascimento

12 de junho de 2015

O objetivo é estimular os pais a incluírem esse hábito na rotina. Especialistas apontam que ler para a criança fortalece o vínculo e estimula a aquisição da linguagem no futuro.




Folhear as páginas, admirar as ilustrações, sentir o cheiro do papel e descobrir uma nova história. Ler um livro é quase uma poesia. Agora imagine fazer isso para o seu bebê, desde os seus primeiros dias, com a certeza de ter uma série de benefícios em um futuro breve.

Essa é a nova recomendação da Academia Americana de Pediatria (AAP), baseada em muitos estudos que comprovam que ler para o seu filho - desde o nascimento - estimula o cérebro e reforça o vínculo entre filhos e pais. “As crianças desenvolvem a linguagem, o aprendizado da leitura e adquirem capacidades emocionais importantes para o resto de suas vidas”, explicou em nota a AAP. Para a pediatra Pamela C. High, autora da nova conduta, fortes evidências científicas mostram que o fato de o pediatra, durante a consulta, recomendar a leitura em casa pode fazer a diferença na vida das crianças e de suas famílias.

O escritor Ilan Brenman, doutor em educação e colunista da CRESCER, comemora a recomendação. Como autor de livros (Até as Princesas Soltam Pum, Clara, Telefone sem Fio)  e pai de duas meninas, a Lis, de 10 anos, e a Íris, 7, ele sabe como a literatura é capaz de criar vínculos fortes na família. “O bebê entende que aquele é um momento em que a atenção do pai ou da mãe é só dele e, com o tempo, pede pelas histórias. Foi assim com as minhas filhas que, com poucos meses, já engatinhavam pela casa em busca de livros e entregavam para mim ou para a mãe. Elas queriam ouvir histórias e nós éramos os portadores das palavras. Não existe relação mais bonita”, conta.

Para a psicóloga Melina Blanco Amarins, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), a leitura deve ser um momento de prazer. “Para que isso aconteça, pai e mãe devem estar despreocupados, com a mente livre, para também curtir a história com a criança. E, por isso, não existe uma regra de horário ou do melhor jeito. Cada família vai descobrir o seu ao ver a expressão do bebê diante de uma voz diferente, de uma música, de uma gargalhada”, explica a especialista.

Quando se fala em desenvolvimento da linguagem que a contação de histórias proporciona às crianças, Ilan ressalta que, ao ouvir o pai ou mãe lendo um livro, a criança escuta um tipo de narração diferente da nossa fala coloquial, aquela que usamos no dia a dia. “Ela vai aprender palavras e expressões novas e vai guardar na sua memória para usar em um futuro breve.”

O melhor jeito de começar essa relação com seu filho é fazer uma visita a livrarias ou bibliotecas ainda na gravidez. Você vai descobrir que existem verdadeiras obras de arte na literatura infantil. Compre alguns, separe as suas histórias e personagens preferidos. Quando a criança nascer, apresente a ela e deixe que tenha contato com os livros. “Elas colocam na boca, fazem de cabaninha, exploram as obras de forma diferente. É assim que criam proximidade com o objeto e com as histórias”, completa Ilan.

E quando você tiver vontade de ler um livro para o seu filho, não se preocupe com a hora ou o lugar, apenas faça. Esse, certamente, vai se tornar mais um dos momentos inesquecíveis entre vocês!
4 dicas para contar histórias para bebês

- Na hora de apresentar um livro, escolha histórias curtas, mas que tenham um enredo que você também goste;
- Prepare o ambiente, coloque o bebê no colo e conte a história sem pressa;
- Bebês adoram histórias com repetição, grandes ilustrações, poemas e brincadeiras com palavras;
- Embora conheçam tudo com as mãos e a boca, não quer dizer que só precise ser de plástico para não estragar. Vá, aos poucos, ensinando que livro não se põe na boca, não se rabisca, nem rasga...



As vezes você pode estar pensando... mas eu não tenho tempo ou as vezes é difícil escolher o livro ideal para idade do meu filho.

Então você tem que conhecer o  Clubinho do Livro Tracinha


Como funciona o Clubinho do Livro
 O Clubinho do Livro Tracinha é uma empresa que tem por objetivo levar até sua criança livros infantis dos mais diversos tipos, priorizando a literatura infantil premiada. Sua criança receberá em casa, através dos Correios, periodicamente uma caixa contendo de 2 a 3 livros infantis adequados a faixa etária.


O Clubinho do Livro Tracinha oferece plano mensal, trimestral e presente.

Escolha o melhor para seu filho ou para presentear uma criança querida.


 Vejam minha filhota faz parte do Clubinho do Livro 



O kit contêm 03 livros. São eles:

Alma de Rio
Aparências Enganam e 
Meu amigo Trovão



ACESSE:


CURTA O FACEBOOK:






0 comentários:

Postar um comentário