O Iodo e a Saúde

21 de maio de 2015

Viver bem






O iodo é um nutriente essencial para o metabolismo e tem participação direta na produção de hormônios sintetizados pela glândula tireoide. Esses hormônios atuam no crescimento físico, neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia e manutenção da temperatura corporal. São muito importantes para o funcionamento de vários órgãos como o coração, fígado, rins e ovários.

     O déficit de iodo é considerado pela Organização Mundial da Saúde, um grave problema de saúde pública, porque é uma das principais causas de retardo mental no mundo.
     Na carência do mineral, a tireoide tem seu tamanho aumentado devido ao esforço em manter o organismo equilibrado, caracterizando o bócio. A doença, por sua vez, provoca retardo intelectual e físico, problemas cardíacos e desordem de outras glândulas endócrinas.
     Em gestantes, a carência de iodo, pode provocar mortalidade perinatal, o feto pode desenvolver deficiência mental, surdo-mudez, estrabismo, nanismo entre outras anomalias congênitas.
     Para manutenção da saúde da população, em 1974, o Brasil passou a adicionar iodo ao sal de cozinha como medida preventiva à carência do mineral. Embora o consumo excessivo de sal não seja recomendado, é fundamental que se consuma quantidades mínimas diariamente, pois nosso organismo não é capaz de armazenar iodo.
     Além do sal, alimentos de origem marinha como ostras, moluscos, mariscos e peixes, ajudam a manter os níveis normais de iodo no organismo.


Quer uma alimentação saudável?

Conheça a Tivva!


Tivva também te ajuda no preparo de sua massa, entre no site e baixe seu livro de receitas:



Curta a fanpage:











0 comentários:

Postar um comentário