Alimentos que contêm gorduras saudáveis.

16 de março de 2015

Saiba quais são as gorduras benéficas ao organismo e em quais alimentos elas são encontradas

Para quem quer ficar com o #shape em dia, a dica padrão é: evite gorduras! Entretanto, não é bem assim. Apesar de existirem muitas gorduras que fazem mal para o organismo, existem aquelas que, além de beneficiar a saúde, também ajudam a modelar o corpo.

gorduras saudáveis para quem treina

Esses lipídios benéficos são as gorduras polissaturadas e monoinsaturadas, encontradas, normalmente, em alimentos de origem vegetal e também em peixes de água de fria. “Elas auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Além de ajudarem na formação de hormônios e servirem para aumentar a saciedade”, explica a nutricionista Isabella Vorcaro Chaves.


Os benefícios das gorduras poli e monoinsaturadas
Segundo a nutricionista esportiva, os benefícios podem ser medidos a curto e longo prazo.
As primeiras melhorias no organismo podem ser vistas na pele e no funcionamento do intestino. Já a longo prazo, o consumo diário dessas gorduras ajuda a diminuir as tendências de dor e inflamação, visto que a maioria dos alimentos que possuem gorduras saudáveis são ricos em  ômega 3, um potente anti-inflamatório.
Para que essa gordura aja no organismo, Isabella recomenda que elas sejam consumidas em uma ou duas porções por dia. “Isto já é o suficiente para adquirir os benefícios funcionais de proteção de doenças e melhora da pele”, sugere.

Alimentos que contêm gorduras saudáveis
“Em geral estas gorduras estão presentes em óleos vegetais como azeite, óleo de coco, óleo de linhaça, óleo de semente de uva, macadâmias, gergelim e outros. Também estão presentes em castanhas, oleaginosas”, aponta a nutricionista.Quem pratica exercícios regularmente e segue uma dieta deve ficar atento principalmente às oleaginosas. É recomendado que elas sejam consumidas de forma moderada a frequente, variando conforme a dieta de cada um.
Veja quais são as oleaginosas mais indicadas pela nutricionista Isabella Vorcaro Chaves:
+ Abacate: essa fruta oleaginosa auxilia na desintoxicação devido a uma de suas enzimas antioxidantes, que também ajuda no combate ao envelhecimento, age no funcionamento do sistema imunológico e rejuvenesce as células;
+ Avelã: considerada uma ótima alternativa para quem não consome leite e seus derivados, é rica em cálcio;
+ Amêndoas: com o maior teor de proteínas vegetais, a amêndoa é riquíssima em vitamina E, que combate o envelhecimento precoce;
+ Nozes: “fonte de cobre, potássio, ferro e arginina, é fundamental para o sistema endócrino estimulando a liberação de catecolaminas, insulina, glucagon e hormônio de crescimento”, recomenda Isabella. Devem ser consumidas durante o ano inteiro, não apenas em festas de final de ano.
+ Macadâmia: quando consumida frequentemente, tem o poder de prevenir doenças cardíacas e de reduzir os níveis do mau colesterol e triglicérides. É ótima para pele, fonte de vitaminas, proteínas, fibras e minerais, além de aumentar a sensação de saciedade.

Consultoria:  Isabella Vorcaro Chaves, nutricionista.





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