Benefícios da pitanga: previne tumores e osteoporose.

9 de julho de 2014

beneficios-da-pitanga-1.jpg 

A pitanga é uma fruta brasileira, originária das regiões de Mata Atlântica. Sua aparência particular e o sabor azedinho fazem com que ela seja muito apreciada. E, apesar de tão pequenina, ainda traz muitos benefícios à saúde. Conheça alguns: 
 
Benefícios da pitanga
A pitanga é rica em vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro; o que caracteriza grande potencial antioxidante favorável à prevenção de doenças como osteoporose.
Em sua composição, estão presentes ainda antocianinas e fenóis, substâncias capazes de prevenir doenças degenerativas, coronarianas e atuantes na proteção das moléculas de DNA contra mutações que podem levar ao câncer.
beneficios-da-pitanga-2.jpg 
 
Benefícios das folhas de pitanga
As folhas de pitanga, por sua vez, são usadas no tratamento de febre, hipertensão e doenças estomacais; por agirem como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes naturais. Elas também ajudam no tratamento de bronquite e reumatismo.
 
Como consumir pitanga?

Suco de pitanga

Para preparar um suco de pitanga, bata ¼ da polpa da fruta para cada 200ml de água, ou quantas unidades preferir, adicionando folhas de hotelã. Adoce com mel e beba em seguida para que as propriedades não se percam.

Chá de pitangueira

Coloque dez folhas de pitangueira bem lavadas em meio litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue. Tome ao longo do dia, quente ou frio.
Entretanto, é sempre importante consultar um médico para receber orientações sobre o tratamento adequado, especialmente pacientes com doenças crônicas, grávidas, lactantes e crianças.





 

 

0 comentários:

Postar um comentário