5 jeitos baratos de usar chá de camomila a favor da sua saúde e beleza.

29 de julho de 2014

Remédio natural contra mal-estar, chá também é grande aliado da beleza.
 
Crédito: Thinkstock
Com propriedades terapêuticas, a camomila é uma planta versátil popularmente conhecida pelo aroma suave e relaxante. O chá de camomila é um remédio natural muito usado contra cólicas e outros desconfortos digestivos.
 
Benefícios do chá de camomila
Na lista de benefícios do chá de camomila, está seu poder calmante e anti-inflamatório. Segundo a nutricionista Lucianna Jardim, o chá ainda tem propriedade antialérgica, antiespasmódica, antidiarreica, analgésica e antiflogística, agente que suprime ou reduz a inflamação ou febre.
 
cha-de-camomila.jpg
Além disso, o chá de camomila também é grande aliado da pele e dos cabelos, sendo muito usado em fórmulas de cosméticos.
 
Usos do chá de camomila
Flavia Penedo, especialista em terapia floral e aromaterapia, ensina cinco maneiras simples de usar o chá de camomila a favor da saúde e da beleza:
Beber
A principal maneira de usufruir dos benefícios do chá de camomila é ingerir a mistura após as refeições. Para preparar, basta usar a proporção de 1 colher de sopa de camomila para cada xícara de água. A indicação da nutricionista Lucianna é beber de duas a quatro xícaras por dia.
 
compressa-camomila-olheira.jpg
 
Bochecho
A especialista em terapia floral indica o bochecho com o chá de camomila para refrescar as mucosas e atenuar problemas como aftas e gengivite.
Compressa
Ainda de acordo com Flavia, em casos de alergias leves e assaduras, compressas frias do chá de camomila ajudam a diminuir o ardor e a coceira. Embeber gazes com o chá frio é uma boa dica para quem sofre com olheiras. De acordo com a dermatologista Juliana Carnevale, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ele pode ser aplicado diretamente na pele.
 
Banho de imersão
 
cha-camomila-cabelos.jpg
Em caso de dores musculares e cansaço físico, o chá de camomila pode ser usado para preparar um banho de imersão com algumas xícaras da mistura. Com 30 minutos, de preferência à noite, é possível sentir sensação de bem-estar e relaxamento. Se o problema for com os pés, use o chá para preparar um escalda-pés com água quente.
Nos cabelos
Além do efeito calmante, o chá é conhecido por clarear os cabelos de maneira natural e menos agressiva. Borrifar o chá no cabelo e ficar exposta ao sol durante cerca de 10 minutos garante fios mais claros.
 
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário