10 erros na hora de cuidar da beleza

30 de setembro de 2013



10 erros na hora de cuidar da beleza
Quando o assunto é cuidar da pele, corpo, cabelos, unhas, ninguém é páreo para as brasileiras. Fanáticas por tratamentos ou cosméticos que garantem uma pele lisinha e o corpo longe das gordurinhas, elas dominam o ranking das mulheres mais vaidosas. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) comprova que são “elas” as responsáveis pelo aumento de 7% anual nas vendas de cosméticos e ainda são consumidoras exigentes no que diz respeito à qualidade, já que a maioria delas conhece as fórmulas dos produtos e sabe para que cada um serve e como age na pele.
Mas com tanta oferta, algumas podem pecar na hora de cuidar da beleza e acabar se confundindo sobre o que é mito e verdade. Ou, então, acabar focando nos cuidados só com o rosto, negligenciando o pescoço e exagerando nos cremes anti-idades para que o resultado seja imediato. 
Segundo a Dermatologista Miriam Sabino, simples hábitos que as mulheres acham que são corretos podem detonar a pele. “A falta de proteção solar e a desatenção a problemas de pele hereditários, como acne, podem ocasionar sérios problemas futuros. Sem a hidratação diária correta a pele fica mais suscetível a rugas precoces, manchas de todos os tipos, câncer de pele e aumento de incidência de doenças virais, como herpes”, explica.
A dermatologista Miriam Sabino alerta para 10 erros que são cometidos pelas mulheres:
1-Não lavar o rosto à noite: “As mulheres tendem a passar o dia todo maquiada e deixar os resquícios da maquiagem junto com o acúmulo de sujeira só contribui para a obstrução dos poros, o que pode causar a acne”, diz a médica. Deixe a preguiça de lado e lave o rosto toda a noite, antes de deitar.
2-Usar diversos produtos ao mesmo tempo: é BB Cream, protetor solar, creme anti-idade, cosmético para prevenir acne e cravos. Aplicar todos esses produtos um atrás do outro só prejudica a pele. “Muitos cremes fornecem os mesmos ativos ou então ingredientes que são compatíveis. O ativo de um produto pode acabar cancelando o efeito do outro, o que pode causar irritação na pele”, recomenda Miriam.
3-Achar que condicionador é igual ao xampu: as obcecadas por cabelos brilhosos acabam passando condicionador no cabelo inteiro. “Dessa forma você vai estar só desperdiçando o produto, além de tornar a raiz do seu cabelo oleosa. A dica é aplicar o produto a partir da altura das orelhas até as pontas”, aconselha a dermatologista.
4-Banho prolongado: aágua remove os óleos naturais e os hidrolipídicos que são os responsáveis por zelar pela umidade que protege a sua pele e o cabelo, causando o ressecamento. A dermatologista indica que a água esteja morna, que o banho não passe de 20 minutos e, se possível, usar sabonetes neutros e também hidratantes.
5-Livrar-se logo das manchas: para acabar com as manchas não há necessidade de abusar no tratamento. “O uso excessivo dos ácidos para manchas pode provocar queimaduras, irritação, descamação e vermelhidão”, alerta Sabino.
6-Hidratante para driblar o inchaço no rosto: “uma bolsa pode se formar ao redor dos olhos devido à retenção de líquido, o que costuma acontecer também em períodos menstruais. Para diminuir esse inchaço, não é recomendado aplicar cremes e hidrantes nessa área. O que pode ser feito é colocar uma compressa fria ou uma bolsa de gelo por 10 a 15 minutos”, acrescenta a especialista.
7- Não hidratar o pescoço: a região do queixo e pescoço também deve ser hidratada diariamente. “A pele do pescoço é mais fina e sensível. Além disso, essa região fica mais exposta a agressões de fatores externos como sol, vento, frio e até a luz de lâmpadas”, esclarece Miriam. A fórmula para cuidar do pescoço é simples – hidratação + fotoproteção.
8- Cosméticos vencidos: não importa se é hidratante, sombra, pó, batom ou blush. Aplicar produtos vencidos na pele aumenta a proliferação de micro-organismos e pode causar alergias ao entrar em contato com a pele.
9- Depilar e tomar sol: a depilação também exige atenção e cuidados, principalmente se for com a cera, que retira as células superficiais que protegem a pele. Evite tomar sol após a depilação, pois a pele está muito sensível e ainda pode provocar manchas e um bronzeamento irregular.
10-Cuidados com as unhas postiças: apesar de ser um charme, as famosas unhas postiças podem agredir a unha por causa da cola que é utilizada para fixação. “Quem usa esse tipo de unha precisa manter um cuidado redobrado na hora de colocar e retirar. Retirá-las arrancando pode levar junto a camada de proteção superficial da sua unha e enfraquecê-la”, finaliza a dermatologista



Fonte: Cabeleireiros



 

0 comentários:

Postar um comentário