Doe sangue!

23 de novembro de 2012

O Dia Nacional do Doador de Sangue se aproxima, aproveite a data para se tornar um voluntário.


Neste domingo (25/11), comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Durante esta semana, o Hemominas disponibilizará diversas atrações nas cidades mineiras para divulgar a campanha de doação de sangue.
A intenção da mobilização é alertar a sociedade sobre a importância da doação e como a ação pode salvar vidas. Os sangues doados são separados em tipos sanguíneos e enviados aos hospitais para os casos de emergência de pacientes internados.
Segundo o Ministério da Saúde, quando chega o período de chuva, frio e férias o número de doações reduzem cerca de 20% a 25%. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul a queda é de cerca de 40%. A doação repõe sangue em casos de transfusões, tratamentos de câncer, cirurgias e doença renal crônica. Os hospitais e hemocentros dependem de você!
As recomendações para quem quiser doar sangue são:
• Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior.
• Antes da doação, fazer uma refeição leve e sem gordura (não tomar leite integral e derivados). Tome suco de fruta e leite desnatado, coma frutas, pão com geleia, biscoitos (menos os recheados que são gordurosos).
• Não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas.
• Portar documento de identidade com foto.
• No banco de sangue, responder a um questionário que tem o objetivo de tornar a doação de sangue sem riscos para o receptor.
• Submeter-se à triagem a fim de verificar: pressão arterial, pulso, peso, altura, taxa de hemoglobina (anemia) e entrevista com o médico.
Qualquer pessoa acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos pode doar sangue. Os jovens com 16 e 17 anos também podem fazer doação desde que tenham autorização formal dos seus responsáveis.
Como cristãos devemos nos dispor e ajudar ao próximo. Uma ação de amor vale mais do que muitas palavras vazias. Se cada um se propuser a abençoar uma vida, o banco de sangue ficará completo e poderá livrar muitos da morte. Seja você também um voluntário!
Hemominas
 Horário para doação: 2ª a 6ª feira, de 7 as 21 horas.
Sábado, de 7 as 18 horas.
Endereço: Alameda Ezequiel Dias, 321 – Santa Efigênia
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
CEP : 30.130-110


Um comentário

  1. Verdade, concordo.
    Ajudar o próximo é nosso dever e ainda fazer isso com amor.

    ResponderExcluir