Poros dilatados: Como evitar que eles estraguem o make-up

29 de outubro de 2012

Poros dilatados. Que mulher não se incomoda com eles? Esse probleminha tem até um nome especial: porexia. Para cada pelo existente no corpo, há um poro correspondente na pele. Apesar de todos não serem visíveis, alguns são, sobretudo no nariz e nas bochechas. Mas como fazer para eles não estragarem a harmonia do make-up?

Em média, um adulto tem cerca de 5 milhões de pelos (e poros) em seu corpo, portanto, os poros dilatados na pele visíveis normalmente são uma bem pequena minoria. “Manter os poros na pele limpos é importante para manter a pele com uma ótima aparência. Os poros funcionam como um dreno, e a sujeira e óleo são eliminados por esses. Quando se obstruem, cria-se um empilhamento de óleo (sebo) e células mortas . Em pouco tempo, bactérias residentes na pele crescem nesse poro obstruído, causando inflamação. Coçar pode fazer com que o poro se distenda ainda mais", diz a fisioterapeuta dermatofuncional Marcela Rodrigues.
Segundo a especialista, quanto mais limpo o poro, menos ele irá aparecer. Para isso, é indicado lavar o rosto duas vezes ao dia com produtos específicos para cútis oleosa. O segundo passo da limpeza é o tônico adstringente e, o terceiro, a esfoliação, que deve ser feita duas vezes por semana para remover as células mortas.

Minimize a aparência dos poros dilatados na pele:

- Remova a maquiagem toda noite com um produto de limpeza suave para prevenir a obstrução dos poros;
- Proteja-se do sol. O sol e o envelhecimento espessam a camada mais externa da pele, formando um pequeno vulcão ao redor dos poros. Isso faz com que os poros apareçam maiores do que realmente são;
- Peles muito oleosas tendem a fazer com que os poros pareçam maiores. Por isso, lave o rosto regularmente para diminuir a oleosidade da pele com sabonetes específicos, que podem ser usados à noite e são ótimos para desengordurar. Soluções ou medicamentos com ácido acetilsalicílico também servem para este fim;
- Vestígios de células mortas se acumulam ao redor dos poros, fazendo que eles parecerem maiores. Tratamento tópico com vitamina A pode prevenir essa aglutinação de células;
- Esfoliação como microdermoabrasão ou peeling de cristal remove as camadas de células mortas. Algumas pessoas optam por peeling químico ou laser, que são procedimentos mais invasivos, mas com excelentes resultados.

O make e os poros

Para quem não sai de casa sem maquiagem, é imprescindível o uso de um primer, pois ajuda a disfarçar os poros. Depois do primer, procure usar bases leves. A em mousse é ideal para a pele oleosa, pois dá um acabamento mais aveludado e não necessita de pó. O certo é aplicá-la com movimentos circulares. Caso use outra base, prefira pó compacto ideal para a pele oleosa pois, além de disfarçar os poros, segura a oleosidade da pele por mais tempo.
Evite produtos de maquiagem muito densos, pesados e oleosos, que tendem a obstruir mais os poros. Produtos não-comedogênicos e oil-free são os ideais para peles oleosas. Opte por cremes com os seguintes ingredientes: ácido salicílico, gluconolactona, ácido glicóico ou zinco. Eles ajudam a diminuir a oleosidade e a manter a pele limpa por mais tempo.

Fonte: http://www.shory.com.br/ 


0 comentários:

Postar um comentário