11 de agosto de 2012


Como surgiu o Dia dos Pais?


O primeiro Dia dos Pais no Brasil foi comemorado no dia 14 de agosto, o que coincidiu com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da .... Foto: Getty Images 
 O primeiro Dia dos Pais no Brasil foi comemorado
 no dia 14 de agosto, o que coincidiu com o aniversário
 de São Joaquim, considerado o patriarca da família


No Brasil, o segundo domingo de agosto é quando a maioria das famílias se reúne para, em um gesto de carinho, presentear os patriarcas. Mas, ao contrário do que muitos afirmam, o Dia dos Pais não foi criado apenas para estimular o comércio.
De acordo com as professoras Fernanda Braga Chaveiro de Assis e Leia Almeida da Silva Costa, a data surgiu mesmo para homenagear os pais. Fernanda explica que, em 1909, uma menina americana chamada Sonora Louise Dodd resolveu criar a data em Washington, nos Estados Unidos, para mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, que ela tinha orgulho de sua superação. Ele havia perdido a esposa em 1898, que faleceu ao dar à luz o sexto filho. John criou todos sozinho, sendo sempre carinhoso e responsável, o que motivou Sonora.
A menina escolheu o dia do aniversário do pai, 19 de junho, como a data comemorativa. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente. Mas foi só em 1966 que o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, a data é festejada desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering importou a ideia. De acordo com a professora Leia, o primeiro Dia dos Pais brasileiro foi comemorado no dia 14 de agosto, coincidindo com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da família. Desde então, oficializou-se homenagear os pais no segundo domingo de agosto.
Em muitos países, o Dia dos Pais ainda é comemorado no terceiro domingo de junho. Mas há, pelo menos, 19 datas para celebrar esse dia ao redor do mundo.

Com informações de O Guia dos Curiosos.

4 comentários

  1. Legal saber.
    Esse ano vou passar esse dia longe do meu pai...
    Bjussssss.
    almaruiva.blogspot.com
    pratosaudavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Katherynne, log te visito também, rsrsrs.
      Seja bem vinda!!!
      Beijos.

      Excluir
  2. Ah ,que legal! Não sabia.Pena que estou longe do meu.Mas quem tem o seu por perto não perca tempo e diga o quanto o ama.Não deixe para depois. Beijos a todos os pais e para o meu. Beijos Lilian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí amiga, eu perdi o meu em abril de 2011, sinto muuuuita falta dele, enquanto temos por perto, temos que tratar com todo carinho.
      Beijos...

      Excluir