O Desenvolvimento do Bebê até um aninho!

27 de maio de 2012

O Desenvolvimento do Bebê  até um aninho!


1 Mês 
Em geral, dorme bastante. A visão é limitada, enxerga melhor os objetos que estão perto dos seus olhos. Reage aos sons mais altos e pode se assustar com barulhos inesperados.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 55cm e 4,2kg
Meninas: 53cm e 4kg

2 Meses 
Acompanha com os olhos pessoas e objetos. Consegue emitir sons e já tenta levantar o tórax com a cabeça. Acalma-se ao ouvir vozes e sorri. Mexe braços e pernas desordenadamente devido à falta de cordenação e tenta pegar objetos suspensos. Nessa fase está com os músculos do pescoço mais enrijecidos.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 57cm e 5kg
Meninas: 55cm e 4,8kg

3 Meses 
As glândulas lacrimais começam a funcionar. Reconhece os pais, firma a cabeça e ganha peso. Agita-se com brincadeiras, escuta música e responde aos estímulos dos pais com sorrisos, sons vocálicos e gritinhos. Consegue levar as mãos à boca. Segura objetos com firmeza por alguns minutos. Segue objetos com o olhar até 180 graus. Fica de bruços e apoia-se nos antebraços para ver o que acontece ao seu redor.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 61cm e 5,7kg
Meninas: 60cm e 5,5kg

4 Meses 
Grita forte e demonstra preferência por brinquedos. Ri bastante, expressa desagrado e reconhece a voz dos familiares. Em geral, a mãe nessa idade volta a trabalhar. Podem ser incluídos sucos e papinhas na sua alimentação. Sua capacidade visual aumenta e fica em pé quando segurado pela cintura. Balança brinquedos sonoros.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 62cm e 6,3kg
Meninas: 61cm e 6,1kg

5 Meses 
Imita caretas. Se arrasta para pegar objetos. Chupa os dedos dos pés e brinca com eles. Já pode rolar.Tenta fazer força para sentar. Consegue discernir uma voz doce de uma áspera e demonstra com expressão facial algo que lhe desagrada.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 63cm e 6,9kg
Meninas: 62cm e 6,7kg

6 Meses 
Tudo o que pega leva à boca. Olha quando o chamam e pode nascer os primeiros dentinhos. Ao final do 6º mês já pode ficar sentado. Estica os bracinhos para pedir colo e elege o brinquedo favorito.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 64cm e 7,5kg
Meninas: 63cm e 7,3kg

7 Meses
Grita e ri alto. Ensaia engatinhar, mas ainda não consegue. Pega pedacinhos de comida e come. Adora mudar objetos de uma mão para outra. Estranha pessoas e sente medo. Fica repetindo os seus próprios sons.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 66cm e 8kg
Meninas: 65cm e 7,7kg

8 Meses
Ganha força no quadril e alguns já conseguem engatinhar. Senta sozinho. Começa a entender o significado do "não". Fica em pé com apoio. Bate palminha, acena e pára quando alguém diz não. Manifesta sentimentos de raiva quando contrariado.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 68cm e 8,4kg
Meninas: 67cm e 8,2kg

9 Meses
Engatinha bem e adquire mais força nos pés. Começa a manifestar sua personalidade com mais clareza e gosta de ser o centro das atenções. Agarra-se à móveis e consegue se levantar. Acha brinquedos escondidos. Já começa a empilhar cubos. Adora jogar objetos no chão e vê-los cair.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 69cm e 8,9kg
Meninas: 68cm e 8,6kg

10 Meses
Senta e levanta sozinho, dá tchau e pode falar papai e mamãe. Fica bem em pé sozinho com apoio. Melhora a habilidade manual e começa a definir qual mão é dominante. Troca passinhos com apoio. As meninas ficam mais vaidosas e se interessam por figuras, fotos e desenhos.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 71cm e 9,3kg
Meninas: 70cm e 9,1kg

11 Meses
Fica mais independente, brinca sozinho e com outras crianças. Vira páginas de um livro, segura copos. Também atende a palavras como "dá" mas não solta o objeto. Sobe e desce de móveis com facilidade. Abre gavetas e já começa a ter noção do que é permitido e proibido.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 73cm e 9,6kg
Meninas: 72cm e 9,4kg

12 Meses
Acompanhe o desenvolvimento do seu bebê.

Fonte: Ministério da Saúde.



2 comentários

  1. Muito bacana Lili!
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ver você por aqui, rsrsrsrs!!!!!!
      E que bom que você gostou.
      Beijos.

      Excluir